Getting your Trinity Audio player ready...
|
Começa nesta sexta-feira (9), a VII Olimpíadas de Integração da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. A cerimônia de abertura ocorre a partir das 9h, no Centro de Capacitação Física, situado no Complexo da Academia do Corpo de Bombeiros (CBMDF).
Serão aproximadamente dois mil atletas de diversas modalidades que estarão nas disputas dos jogos que ocorrem entre os dias 09 a 30 de agosto de 2024, reunindo servidores da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF).
Os atletas são da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), e de outras forças convidadas, tais como a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e polícias do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
De acordo com a SSP, a cerimônia deverá ser marcada com a entrada da chama olímpica, simbolizando o início dos jogos. Está previsto, também, desfile de equipes participantes, saldo de paraquedistas, descida de rapel e demonstração de helicópteros das forças de segurança pública do DF, com apresentações musicais das bandas de música da PMDF e do CBMDF.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (@ssp.df)
Logo após a solenidade de abertura ocorrerá a primeira competição: o cabo de guerra, no pátio da Academia de Polícia Militar, no Setor Policial (SPO).
O Diretor de Esportes, Benefícios, Cultura e Ação Social do Sindicato dos Policiais Civis do DF, Agente Malta destaca que o evento chama a atenção para a importância do esporte na vida de todos os operadores da segurança pública.
“A OLINSESP é uma oportunidade de colocar a prova todos os nossos talentos e provar que a PCDF é um adversário duro de ser batido, mas também um adversário leal e que se preocupa com o bem estar, espírito de grupo, far play e acima de tudo com uma competição saudável e amistosa”.
O policial destaca a importância da prática de atividade física para os agentes de segurança pública.
“A alguns anos buscamos a atenção do gestores para a importância do esporte para a saúde mental e física dos atletas. A Polícia Civil vem de resultados positivos nos dois últimos jogos mundiais de policiais e bombeiros que aconteceram em Rotterdam e Winnipeg respectivamente. Ficamos em terceiro lugar no mundo em Rotterdam e em quarto lugar e em Winnipeg, conquistando 97 medalhas na Holanda e 156 medalhas no Canadá”.
Ele conta que a PCDF tem título de primeiro lugar da segurança pública nos dois mundiais.
Malta participa de várias modalidades: Futebol de campo, futsal, basquete, vôlei de quadra, atletismo e dominó.
Imagens: Olinsesp 2024
Francine Marquez