Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os parlamentares terão uma semana atípica, a expectativa é de trabalho no Congresso Nacional durante todos os dias, na pauta das duas Casas, projetos e propostas importantes para o país, a uma semana do recesso do Legislativo, marcado para a próxima segunda-feira (23).
Na semana passada, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), expressou-se tranquilo sobre a possibilidade de votação de todas as medidas nesta semana.
“O presidente Arthur Lira me disse que está disposto a fazer sessão na segunda-feira. É plenamente possível submeter à apreciação e à votação na Câmara, e mandar para o Senado. Nós daremos o regime de urgência nessa tramitação”.
Na pauta das sessões plenárias está a votação do pacote de cortes de gastos, de autoria do Governo Federal, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
Um assunto de suma importância para o Distrito Federal está entre esses temas, a mudança ou não no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), que tramita em caráter de urgência na Câmara dos Deputados. Parlamentares da Bancada do DF já articulam em prol da manutenção do cálculo do reajuste do FCDF.
Além disso, deputados e senadores terão que analisar e votar propostas que possuem suma importância para o próximo ano do país, em relação às prioridades orçamentárias.
O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, prevê sessões deliberativas na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19), para votar justamente a LDO e a PLOA.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou todas as reuniões de comissões até a próxima sexta-feira (20), para que os deputados tenham foco total nas discussões e nas votações no Plenário.
Francine Marquez