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Segundo pesquisa do Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) a expectativa é que cerca de R$ 992 milhões sejam movimentados nas vendas de Natal de 2024, impulsionando significativamente o setor varejista, um crescimento de até 9% nas vendas em relação ao ano passado.
Entre os fatores de aumento nas vendas estão o valor médio do tíquete de 14,8%, de R$ 345,26 em 2023 para R$ 396,67 neste ano. O segundo fator é a alta na intenção de compra dos consumidores, com 85,9% do público com a intenção de compra, contra 64,5% no ano passado, segundo o estudo.
Entre os comerciantes, segundo a Fecomércio, 77% dos lojistas se mostraram otimistas, esperando vendas superiores às de 2023, enquanto 18,8% preveem um desempenho similar e 4,2% projetam uma queda nas vendas. Apesar da expectativa de crescimento menor, 2024 registra o segundo melhor desempenho nos últimos oito anos.
Segundo a pesquisa da Fecomércio, a maioria dos consumidores (55%) prefere realizar suas compras em lojas físicas, como as de rua e shoppings, que oferecem uma experiência mais direta com os produtos. Entre as razões apontadas pelos entrevistados estão a possibilidade de avaliar a qualidade dos itens (29,07%) e a oferta de preços mais acessíveis (23,98%).
Durante o período de fim de ano, o Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) orienta os consumidores sobre os direitos relativos à troca de produtos e às compras realizadas.
“Se o produto não tiver defeito, a loja física não é obrigada a trocar. No entanto, se a loja adotar uma política de troca, o consumidor deve ficar atento aos prazos e condições de reembolso”, alerta o diretor-geral do Procon-DF, Marcelo Nascimento.
No comércio eletrônico, o consumidor tem até sete dias após o recebimento do produto para desistir da compra, caso o item não atenda às suas expectativas ou apresente defeito. “O consumidor tem direito ao reembolso total do valor pago, incluindo o frete”, ressalta o diretor.
Para Marcelo, a informação garante uma boa experiência. “Sempre que houver qualquer problema ou dúvida, o consumidor deve buscar auxílio no Procon. Isso ajuda a melhorar o padrão de qualidade dos serviços prestados e evita que outros consumidores enfrentem as mesmas dificuldades.”
As denúncias podem ser feitas pelo Sistema de Peticionamento Eletrônico, pelo telefone 151 ou presencialmente no Procon-DF.