Getting your Trinity Audio player ready...
|
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, em cerimônia realizada neste domingo (2), em Los Angeles (EUA). A vitória é um marco histórico, sendo a primeira vez que o Brasil ganha o Oscar.
Dirigido por Walter Salles, o longa superou concorrentes de peso: “A Garota da Agulha” (Dinamarca), “Emilia Pérez” (França), “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha) e “Flow” (Letônia).
Em seu discurso de agradecimento, Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva.
“Isso vai para uma mulher que, após uma perda sofrida durante um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Então, este prêmio vai para ela. Seu nome é Eunice Paiva, então é dela. E vai para as duas mulheres extraordinárias que lhe deram vida. Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Tom Bernard, Michael, vocês são os melhores. Muito obrigado por isso. É uma coisa extraordinária, extraordinária. Muito obrigado”, discursou Salles.
A premiação foi celebrada por diversas personalidades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a conquista em suas redes sociais.
“Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia.”
Antes de conquistar o Oscar, “Ainda Estou Aqui” já havia sido premiado em eventos de grande prestígio, como o Globo de Ouro, o Goya, o Festival de Veneza e o Festival Internacional de Roterdã.
