Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cerca de 44,9 mil pessoas participaram, neste domingo (6), de um ato convocado por Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo. Os dados são da Universidade de São Paulo (USP), por meio de metodologia que usa imagens capturadas por drones.
A manifestação teve como principal pauta a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília. Além do ex-presidente, o protesto contou com a presença de governadores de sete estados, parlamentares aliados e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.
Durante o evento, houve críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e discursos favoráveis ao projeto de lei que tramita na Câmara e propõe anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos.
No trio, Michelle Bolsonaro pediu uma “anistia humanitária” e defendeu Débora Rodrigues Santos, presa por pichar a estátua “A Justiça”, em frente ao STF.
Bolsonaro discursou no fim da tarde, defendeu o seu governo, atacou o STF e disse ter “esperança de que de fora venha alguma coisa para cá”, referindo-se ao filho Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA em busca de apoio internacional.
O ex-presidente é réu no STF por tentativa de golpe de Estado. No mês passado, a Corte aceitou denúncia contra ele e outros sete aliados.