Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Plano de Adaptação aos Efeitos Adversos da Mudança Global do Clima para Reduzir as Vulnerabilidades e Ampliar a Adaptação no Distrito Federal, será debatido na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), nesta quarta-feira (18).
O tema será analisado por meio de audiência pública. O evento é de autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol) e contará com a presença de especialistas, pesquisadores, movimentos sociais e coletivos locais, com o objetivo de discutir soluções para a crise climática no Distrito Federal e Entorno.
Max ressalta que o agravamento da seca e o grande número de queimadas, torna urgente o debate pela conservação do meio ambiente.
“A crise climática já é uma realidade no DF e há muitos anos tenho alertado sobre a iminente falta de recursos hídricos. Não falo em racionamento, falo em falta de água. Todos já notaram que sofremos com uma seca cada vez mais longa, com a tendência de piorar se não houver a conscientização do Governo e da população”.
O debate abordará as consequências do aquecimento global, como a alteração do regime de chuvas e o aumento de eventos extremos, e as estratégias do Governo do DF para mitigar esses impactos, com destaque para a redução de vulnerabilidades nos recursos hídricos e a formulação de um plano de mitigação de emissões de gases de efeito estufa.
De acordo com dados da Polícia Civil do DF, entre os meses de julho e setembro de 2024, houve um aumento significativo de 85% nos registros de incêndios em vegetação em relação ao mesmo período de 2023. Nesses três meses de 2024, foram contabilizados 24 casos, comparados aos 13 do mesmo período de 2023.
“Verifica-se também um aumento de 142% nas perícias da PCDF relacionadas a incêndios em vegetação neste ano de 2024, em comparação com a média dos dois anos anteriores”, diz a nota.
Foto: PCDF
Francine Marquez