Getting your Trinity Audio player ready...
|
Brasília foi oficialmente confirmada como sede dos Jogos da Juventude 2025. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), durante a assinatura do acordo de cooperação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), realizada no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O documento foi assinado pela vice-governadora Celina Leão e pelo presidente do COB, Marco Antônio La Porta.
A capital volta a receber o evento após um intervalo de oito anos – a última edição aconteceu em 2017. Com programação prevista entre os dias 10 e 25 de setembro, a expectativa é reunir mais de sete mil pessoas, entre atletas, técnicos e representantes de delegações, movimentando o cenário esportivo e impulsionando a economia local
“É a continuidade e a consagração dos grandes eventos esportivos no DF. Tivemos vários eventos aqui, dois Jebs (Jogos Escolares Brasileiros, 2022 e 2023) e um Jubs (Jogos Universitários Brasileiros 2024). Acredito que isso consagra o DF naquilo que ele é vocacionado para ser: a capital da República. Somos um pedacinho de cada um dos estados e precisamos realmente ser a casa de todos os brasileiros. É um orgulho muito grande estar recebendo novamente esse evento”, destacou Celina Leão.
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, reforçou o potencial da capital no cenário esportivo.
“Essa competição não pode ficar muito tempo longe de Brasília, já que a capital tem se mostrado, tanto para o Brasil quanto para o mundo, um local de grandes eventos. Esses eventos são fundamentais para a nossa cidade, porque nos deixa uma série de legados, como a economia pujante e o nosso objetivo principal que é de levar nossos atletas a grandes eventos e colocá-los nas maiores competições”, afirma.
Competição
Os Jogos da Juventude contarão com 19 modalidades, distribuídas em mais de 15 arenas esportivas, como o Parque da Cidade e o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). As grandes novidades desta edição são a inclusão do remo virtual e o retorno do futsal.
Além das competições, o evento também promoverá ações educativas e culturais voltadas à disseminação dos valores olímpicos nas escolas públicas do Distrito Federal.