Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta quarta-feira (21), foi inaugurada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) mais uma unidade da Defensoria Pública. O Núcleo de Promoção e Defesa das Mulheres será para atendimento exclusivo do público feminino.
A coordenadora do Núcleo, Rafaela Ribeiro Midre ressalta que todo atendimento será realizado por mulheres, segundo ela o objetivo é criar um local seguro e acolhedor.
“A ideia desse Núcleo é trazer um ambiente acolhedor em que a mulher vai ter atendimento jurídico, mas também vai ser acolhida, ouvida, terá uma rede de apoio, poderá ser atendida pela nossa equipe psicossocial”.
Rafaela destaca que a defensoria pública vem ampliando os serviços em prol das mulheres que estão em situação de violência.
“ A partir da escuta ativa, nós também vamos buscar resolver outras demandas que ela tenha, fazendo o direcionamento dela para a rede sócio assistencial do Distrito Federal”.
Essa é mais uma ação da 1ª Semana de Prevenção ao Feminicídio, realizada pela Procuradoria Especial da Mulher, da CLDF.
A deputada distrital, e procuradora especial da mulher, Dayse Amarílio (PSB), comemora a inauguração do Núcleo da Mulher e ressalta que será essencial para fortalecer os serviços de apoio e proteção às mulheres do Distrito Federal.
“O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres na CLDF será um marco para o Distrito Federal, pois além de celeridade, ela dará humanização e acolherá as mulheres que buscam esse atendimento. Outro ponto importante é que esse primeiro espaço está dentro da Câmara Legislativa, lugar de representação do povo do Distrito Federal. Então, é a Casa cumprindo seu papel de representar, legislar e fiscalizar políticas públicas de maneira transversal e integral às mulheres do DF”.
Entre as autoridades presentes estavam: o primeiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o Desembargador Roberval Belinati; o Secretário de Estado da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal, o Sr. Flavio Pereira dos Santos; o Secretário Executivo de Segurança Pública, o Sr. Alexandre Patury e a Diretora da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Distrito Federal, a Dra Karen Langkamm.
Francine Marquez
Foto: Phxxdrika