Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai realizar entre os dias 19 e 23 de agosto a 1ª Semana de Prevenção ao Feminicídio. A iniciativa pioneira faz parte das ações da campanha “Agosto Lilás”.
A iniciativa é de autoria da deputada distrital Dayse Amarílio (PSB), que também é a atual Procuradora Especial da Mulher (PEM) da CLDF.
“É fundamental que tenhamos iniciativas que afirmem os direitos das mulheres, questão crucial no processo de fortalecimento das instituições democráticas de um país e, por consequência, do próprio Poder Legislativo, que pode e deve participar das discussões relativas ao tema que se busca debater”.
A parlamentar destaca que a Semana de Prevenção ao Feminicídio é um tributo a Izabel Aparecida Guimarães de Sousa e a todas as mulheres que enfrentam a violência de gênero.
“O evento visa promover um mundo no qual as mulheres sejam respeitadas e possam viver livres do medo e da opressão. É um chamado à ação e à conscientização, para que casos como o de Izabel não se repitam. Por ela, por todas as mulheres, lutamos por justiça e dignidade. Viver é um direito, não um privilégio”.
O ano de 2023 foi marcado no Distrito Federal pelo triste número de 31 feminicídios, uma dessas vítimas foi Izabel Guimarães.
O crime ocorreu no 4 de fevereiro de 2023, em Ceilândia. Izabel foi brutalmente assassinada pelo ex-marido, Paulo Roberto Moreira, que invadiu a casa da vendedora e atirou contra o rosto dela, na frente de sua filha do casal que na época tinha 10 anos. Apesar dos esforços da equipe de resgate, ela não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
Paulo era atirador desportivo e foi preso dias depois do crime após se entregar à polícia. Ele permanece encarcerado e aguarda julgamento, que até hoje, mais de um ano após o feminicídio, ainda não aconteceu. A família cobra mais agilidade da justiça e que o caso não fique impune.
Dias antes do ocorrido, ela compartilhou uma “carta aberta” nas redes sociais, expressando sua força e independência, além de sua fé na justiça divina.
Em sua mensagem, Izabel se descreveu como uma “guerreira” e “batalhadora”, ressaltando seu amor-próprio e personalidade forte.
“Meu jeito assusta, minha independência intimida, meu amor-próprio é suficiente, minha personalidade é forte, meu carisma conquista e minha sinceridade apavora. Resumindo, mulher bem resolvida”.
Francine Marquez
Foto: Divulgação CLDF