Getting your Trinity Audio player ready...
|
Após dez anos, enfim, nesta quarta-feira (18) ocorre a reabertura da Sala Martins Pena do Teatro Nacional Claudio Santoro. O começo da reabertura do local será celebrada com atos artísticos, com apresentações de música, dança e teatro, até quinta-feira (26).
Essa é a conclusão da primeira etapa da reforma do Teatro Nacional, ao custo de R$ 70 milhões.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, celebrou essa reinauguração em suas redes sociais.
“Devolver o Teatro Nacional à população foi um compromisso que cumprimos! Nesta sexta, 20, esse símbolo da cultura nacional vai estar de volta para todos, e acreditamos que essa reinauguração, além de resgatar um importante símbolo do DF, também vai impulsionar o setor cultural e turístico. Após 10 anos fechada, a reabertura da Sala Martins Pena é um marco importante para nosso governo, para os moradores e visitantes da nossa cidade”.
Hoje, a festa será exclusiva para convidados, com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, que apresentará o espetáculo Sinfonia do Concreto. Os profissionais que participaram das obras de restauração do espaço serão homenageados.
Na sexta-feira (20), haverá a reabertura formal da sala, com um show conjunto da Orquestra Sinfônica com a dupla Chitãozinho e Xororó. O evento também é fechado ao público.
Os demais atos serão abertos ao público, mediante retirada de ingresso na plataforma Sympla, em data a ser divulgada. No sábado (21), o show será com Almir Sater. (Veja a programação completa no final da matéria).
A Sala Martins Pena será reinaugurada com a capacidade ampliada. Serão 480 lugares, sendo 470 poltronas e os demais em áreas específicas para cadeirantes e pessoas com deficiência visual com apoio de cão-guia.
Poltronas, carpetes e cortinas originais foram substituídos devido à presença de materiais inflamáveis na composição. Além disso, os banheiros foram reformados e se tornaram acessíveis, duas saídas de emergência foram construídas, a área expositiva foi recuperada para se tornar um memorial, e todo o sistema de ventilação e iluminação foi atualizado. Todas as mudanças foram feitas respeitando a originalidade do projeto.
O Teatro Nacional foi interditado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em janeiro de 2014 devido a diversas irregularidades que geravam insegurança para a população do DF.
Confira a programação completa do projeto Viva o Teatro
Dia 18: Sinfonia do Concreto 19h – Espetáculo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro para operários que trabalharam na reconstrução da Sala Martins Pena.
Dia 20: O Novo Ato 19h – Abertura 20h – Orquestra Sinfônica de Brasília com Chitãozinho e Xororó.
Dia 21: O Recomeço 19h30 – Show de Almir Sater
Dia 22: De Volta aos Palcos 11h – Teatro infantil – Saltimbancos 17h – Os Melhores do Mundo – TelaPlana 19h30 – Os Melhores do Mundo – TelaPlana
Dia 23: Hoje é Dia de Rock 20h – Apresentação da banda brasiliense Plebe Rude
Dia 26: Dia da Dança 18h30 às 21h. A dança contemporânea, a dança urbana, a dança brincante e o tradicional balé marcam presença na reabertura da Martins Pena para emocionar o público. Francine Marquez