Getting your Trinity Audio player ready...
|
As cirurgias eletivas estão suspensas na rede pública de Saúde do Distrito Federal, por tempo indeterminado.
Cirurgia eletiva é um procedimento cirúrgico que pode ser programado, pois não é considerado uma emergência médica.
O motivo seria a falta de pagamento para a empresa terceirizada Boas Novas, Gestão de Saúde, responsável pelos anestesistas que prestam serviço ao Governo do Distrito Federal (GDF).
A Secretaria de Saúde alega que esse serviço é realizado por três empresas terceirizadas, contratadas por meio de processos administrativos regulares e que o processo está na fase de comprovação de documentos por parte das contratadas, para garantir a conformidade com os sistemas de auditorias.
A Secretaria de Saúde (SES-DF) esclarece que não houve paralisação das cirurgias eletivas. Desde 2022, a pasta realiza ações voltadas para a redução das filas. A SES-DF lançou, ainda em 2022, edital de credenciamento de mais de 3,2 mil cirurgias, que foi complementado, em 2023, com mais de 800 cirurgias. Além deste, a pasta lançou outros 6 editais de credenciamento com mais de 6 mil cirurgias em contrato, que estão ocorrendo nas redes credenciadas.
A pasta amplia diariamente as ofertas de cirurgias eletivas, em especial após a nomeação de técnicos de enfermagem e enfermeiros para as unidades cirúrgicas.
Foto: Arquivo EBC
Francine Marquez