Getting your Trinity Audio player ready...
|
O incêndio no Parque Nacional de Brasília está controlado. Agora os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), juntamente equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), realizam o trabalho de resfriamento e rescaldo, com intuito de evitar que haja o retorno dos focos de incêndio.
Segundo o CBMDF, o monitoramento das áreas atingidas está sendo feito por 67 viaturas, com o empenho de 640 bombeiros militares.
Agora, os trabalhos se concentram principalmente às margens do Córrego Bananal, onde existem locais com fogo subterrâneo, na Mata de Galeria, com produção de muita fumaça, porém não há chamas visíveis. Os militares farão o revezamento, nos trabalhos, durante a noite.
Durante coletiva de imprensa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Sandro Gomes, os focos estão dentro da galeria.
“O que temos agora é um incêndio subterrâneo, que é o pior para se combater porque há muita fumaça e a visibilidade fica baixa. Não dá para saber ao certo onde que está queimando. É um trabalho demorado de água e aceiro”.
O incêndio teve início no último domingo (15) e consumiu uma área de 2,4 mil hectares de vegetação do parque.
Foto: CBMDF
Francine Marquez