Getting your Trinity Audio player ready...
|
A pesquisa domiciliar de origem e destino para atualizar o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e elaborar o Plano de Mobilidade do DF começa nesta terça-feira (6) e vai até 1º de outubro. A coleta de dados ocorrerá de segunda a sábado, das 7h às 20h, em todas as regiões administrativas. O objetivo é entender os deslocamentos da população, os meios de transporte usados e os motivos das viagens. Os pesquisadores, identificados por coletes, bonés e crachás, usarão celulares e, se necessário, questionários físicos para registrar as informações.
Além da pesquisa domiciliar, outras atividades de campo incluirão avaliações da satisfação dos usuários de transporte coletivo, estudos das ciclovias e calçadas, contagens de tráfego e análises de embarque e desembarque.
A atualização do PDTU está sendo conduzida pelo LabTrans da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Semob e a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).
O processo de atualização inclui audiências públicas e oficinas temáticas para garantir a participação da sociedade. Após a validação das propostas, serão definidos objetivos e ações para melhorar o transporte urbano no DF.
Foto: Divulgação/ Secretaria de Mobilidade e Transporte