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Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF aponta um Natal promissor para o comércio local, com estimativa de que R$ 992 milhões sejam injetados na economia do Distrito Federal. O aumento no ticket médio e na intenção de compra dos consumidores pode impulsionar o varejo, com um crescimento estimado de 9% em relação ao ano passado.
Segundo o levantamento, 85,9% dos consumidores pretendem presentear neste Natal, um salto significativo em comparação aos 64,5% registrados em 2023.
“Esse resultado positivo está ligado aos reajustes salariais nos setores público e privado, que ampliaram a massa salarial, além da redução do desemprego no Distrito Federal. Um reflexo desse cenário é o desempenho do varejo: de janeiro a setembro deste ano, registramos um crescimento de 5,5%, em contraste com a retração de 0,4% em 2023”, destaca José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF.
Entre os lojistas, 77% estão confiantes em vendas superiores às do Natal passado, enquanto 18,8% esperam manter os mesmos números e apenas 4,2% preveem queda.
O ticket médio dos consumidores cresceu 14,8%, passando de R$ 345,26 em 2023 para R$ 396,67 neste ano. Os homens planejam gastar em média R$ 419,79, enquanto as mulheres estimam investir R$ 375,79.
Entre os lojistas, a expectativa média para os presentes é de R$ 269,29, um aumento de 40,2% em relação ao ano anterior. Para atender à demanda, 82,1% dos comerciantes ampliaram os estoques, enquanto 94,9% planejam estratégias para atrair clientes.
As lojas físicas de rua e shoppings lideram as intenções de compra (55%), destacadas por oferecerem maior diversidade de produtos e preços mais baixos. Vestuário e acessórios (24,1%) são os itens mais procurados, seguidos por brinquedos (21,7%), calçados (16,2%) e cosméticos e perfumes (14,4%).
Vestuário e acessórios estão no topo das preferências de presente (24,1%), seguidos por brinquedos (21,7%), calçados (16,2%) e cosméticos e perfumes (14,4%). No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito pode ser a preferência de 36,7%, seguido pelas de Pix/transferência (24,4%) e pagamento em dinheiro (22,4%).
A pesquisa foi realizada entre 4 de outubro e 11 de novembro de 2024, com amostras de 573 consumidores entrevistados em pontos de circulação do DF. Já 352 lojistas foram consultados por telefone, representando diversos segmentos do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Foto: Reprodução