Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em decorrência da fumaça que encobre o céu do Distrito Federal desde domingo (25), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha criou uma comissão que será responsável por elaborar um plano para episódios críticos de poluição do ar.
A comissão será formada por 17 órgãos do Governo do Distrito Federal que atuará sob a coordenação do Instituto Brasília Ambiental.
A responsabilidade do grupo será ampliar e modernizar a rede de monitoramento da qualidade do ar no Distrito Federal. Objetivo é criar planos de ação para que o DF esteja preparado caso ocorra novamente um episódio como esse.
Essa foi a primeira vez que o DF enfrentou a forte redução do Índice de Qualidade do Ar (IQAr), que foi classificado de ruim a péssimo para material particulado, poeira, fumaça ou fuligem.
De acordo com informações do Brasília Ambiental, na noite de domingo (25), o registro foi considerado péssimo, com 168,6 microgramas/m3 e de 226,5 microgramas/m3. Enquanto esta tarde, o índice caiu para 31,04 microgramas/m3 e de 62,98 microgramas/m3. O número ainda é considerado ruim na classificação por levar em consideração as médias da concentração nas últimas 24 horas. No entanto, demonstra a tendência de diminuição dos poluentes presentes no ar.
Ontem, houve melhora na qualidade do ar, de acordo com o meteorologista Carlos Henrique Rocha, a previsão é que a densa fumaça permaneça no Distrito Federal até hoje.
“A previsão é que quarta ou quinta isso se normalize. Tivemos uma noite complicada, com a qualidade do ar péssima, e hoje estamos na classificação ruim, então houve uma melhora”.
Francine Marquez
Foto: Anderson Parreira/ Agência Brasília.