O Coronel da reserva do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF), Israel dos Santos Gomes, 55 anos, morreu na noite de ontem (28), após sofrer um mal súbito e uma parada cardiorrespiratória.
O caso aconteceu na academia Envolve, na quadra 3 de Vicente Pires. Quando as equipes de socorro chegaram no local, havia dois bombeiros, que se encontravam no local, realizando massagem cardíaca na vítima.
De acordo com informações do CBMDF, os militares, inclusive a equipe médica avançada, iniciaram o protocolo de reanimação e após 45 minutos lograram êxito e Israel foi transportado pelos socorristas para o Hospital Anchieta, em Taguatinga, com os sinais vitais restabelecidos, inconsciente e instável.
Entretanto, o bombeiro não resistiu e veio a óbito. O CBMDF emitiu nota lamentando o caso.
“Lamentamos informar que o Sr. I. S. G., de 55 anos, Coronel do CBMDF da reserva remunerada, apesar de todos os esforços das equipes de socorro e equipes médicas, veio a óbito na UTI do Hospital Anchieta”.
A academia Evolve também lamentou o ocorrido e ressaltou que a vítima recebeu os primeiros cuidados assim que começou a passar mal.
“Houve esse incidente e o socorro foi prestado imediatamente pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar”.
O cardiologista Thiago Germano ressalta a importância da realização de exames rotineiramente.
“A morte súbita pode ocorrer por diversas causas, mas principalmente por doenças cardíacas. Podemos ter doenças que levam a isso, como as coronariopatias, que geram placas nas artérias do coração. E a pessoa não sabe que possui essa doença por não realizar exames, ou por não ser detectada em check ups.
Entretanto, o médico também ressalta que muitas vezes o paciente é assintomático “Até o momento que ele tem um mal súbito”.
Francine Marquez