Getting your Trinity Audio player ready...
|
O deputado distrital, Fábio Felix (Psol), criou um abaixo-assinado “Ocupa Eixão. Contra a repressão!”, em defesa dos vendedores ambulantes que trabalham aos domingos no local e da continuidade das praças de alimentação, lazer e cultura no Eixão do Lazer.
A meta da petição é 15 mil assinaturas, até a manhã desta terça-feira (3), 6.789 pessoas, já assinaram o pedido. Na solicitação, o distrital ressalta o objetivo de defender os trabalhadores e ataca o governador Ibaneis Rocha, a quem chama de “inimigo da cultura”.
“Pela permanência dos trabalhadores/ambulantes e do setor cultural!
No último domingo (1/9) trabalhadores, agentes culturais e frequentadores do Eixão foram surpreendidos por aparato policial desproporcional e repressão gratuita por parte do governo Ibaneis.
O Eixão do Lazer se consolidou enquanto um espaço de ocupação coletiva da cidade, com uma cadeia de ambulantes, microempreendedores e setor cultural possibilitando a tomada democrática do espaço público.
Uma verdadeira avenida gastronômica e cultural se consolidou no coração da cidade e, agora, o governo Ibaneis quer impedir que as/os trabalhadores possam continuar exercendo suas atividades nesse espaço”.
O tema será debatido no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na audiência pública “Em defesa da cultura no Eixão”, marcada para às 14h desta quarta-feira (4).
Outro deputado de oposição que se manifestou contra a ação do Governo do Distrito Federal (GDF), foi o deputado distrital Ricardo Valle (PT).
Por meio das redes sociais, o distrital afirmou ser inadmissível o que ocorreu no Eixão do Lazer!
“Um espaço que representa encontro, cultura e diversão foi alvo de uma repressão desnecessária.
O Eixão do Lazer é um local de harmonia, onde famílias se reúnem para curtir boa música, saborear uma boa comida e onde muitos trabalhadores garantem o sustento de suas famílias.
Vamos cobrar do poder público, do GDF e da administração regional um plano de ação para garantir que essa atividade cultural tão importante continue acontecendo.
Não podemos permitir que a cultura e o lazer sejam interrompidos dessa forma!”.
Ação do DF Legal no Eixão do Lazer
No último domingo (1), frequentadores e trabalhadores foram surpreendidos no Eixão do Lazer com uma operação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), ação ocorreu no Eixão Norte.
Segundo o DF Legal, objetivo da ação foi verificar se havia licenças para execução das atividades, removendo do local os “vendedores irregulares”.
O caso gerou grande repercussão na sociedade do Distrito Federal. Ontem (2), o governador Ibaneis Rocha se manifestou sobre o caso nas redes sociais. Afirmou que a ação atendeu reclamações de moradores próximos e que o Eixão do Lazer vai continuar.
“O Eixão do Lazer é uma conquista da população de Brasília, não vai fechar, nem ninguém será impedido de promover as atrações culturais que se tornaram um patrimônio da capital”.
Foto: Arquivo Agência Brasil
Francine Marquez