Getting your Trinity Audio player ready...
|
Adolescentes de 15 a 19 anos, de ambos os sexos, que ainda não foram vacinados contra o papilomavírus humano (HPV), podem procurar uma das salas de vacina da Secretaria de Saúde (SES-DF) para garantir a proteção, a partir desta segunda-feira (10). A medida é temporária e ficará em vigor até o dia 14 de junho, quando a vacina voltará a ser exclusiva para crianças e jovens de 9 a 14 anos.
O imunizante oferece proteção contra verrugas genitais e tipos de câncer, como os de útero, pênis, boca, ânus e laringe.
“A ação pretende levar a vacina para quem não a recebeu na idade indicada e proteger essa faixa etária, que é altamente vulnerável ao HPV”, afirma o chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan) da SES-DF, Gustavo Ribas.
O DF possui 30 mil doses em estoque, e caso seja necessário, novas vacinas serão solicitadas ao Ministério da Saúde.
“Iniciamos a aplicação de doses contra o HPV no DF em 2013 e agora vamos possibilitar o acesso para quem já deveria ter sido protegido”, explica Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio Central da SES-DF. Seja para a faixa etária de 9 a 14 anos ou para a de 15 a 19 anos, o esquema vacinal é de dose única.
O imunizante aplicado na rede pública é quadrivalente, isto é, possui eficácia contra quatro sorotipos do vírus. Por isso, mesmo adolescentes que já tenham tido contato com algum sorotipo do HPV devem se vacinar.
Para se vacinar, os adolescentes devem levar a caderneta de vacinação e um documento de identidade. A lista de locais de vacinação está disponível no site da SES-DF.