Getting your Trinity Audio player ready...
|
A partir desta segunda-feira (14), os servidores das forças de segurança do Distrito Federal passam a contar com um novo espaço voltado ao cuidado com a saúde física e mental. Foi inaugurado o Centro de Apoio Biopsicossocial, o CAB, iniciativa pioneira no país, como parte do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, da Secretaria de Segurança Pública.
O centro está localizado em um ponto estratégico, ao lado da sede do Detran-DF, do Centro Integrado de Operações de Brasília e da própria Secretaria de Segurança Pública. Durante a inauguração, a governadora em exercício, Celina Leão, destacou a importância do cuidado com os profissionais que atuam na linha de frente da segurança pública.
“Nós sabemos que pós-pandemia, a questão da depressão e do autoextermínio tem preocupado a todos os gestores públicos não só na segurança pública, mas a toda população e essas pessoas precisam de estar preparadas. O legado que nós deixamos para a Secretaria de Segurança é a criação desse Centro Biopsicossocial”, destacou. A chefe do Executivo anunciou que estudos para a implementação de mais dois polos de atendimento, nas regiões Norte e Sul do DF, serão feitos.
Com investimento superior a R$ 3 milhões de reais, o espaço conta com academia, sala de atividades físicas, vestiários e salas para atendimentos psicológicos, terapia ocupacional e outras terapias. O centro também conta com uma sala para desenvolvimento de terapias coletivas, preparação para aposentadoria e grupos de reflexão voltados para profissionais da segurança pública envolvidos em situações de violência doméstica, como parte dos programas Lei Maria da Penha e Grupo Refletir.
O centro vai atender profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e sistema penitenciário.
O agendamento dos serviços para esses servidores pode ser feito por meio de um canal exclusivo no WhatsApp, o que facilita o acesso e oferece flexibilidade de horários.