O Anúncio foi feito pela ministra Tereza Cristina, em viagem ao Canadá. A ministra da agricultura confirmou a aprovação das importações de carnes bovina e suína do Brasil. A abertura de mercado atende uma meta estabelecida no ministério da agricultura com potencial no aumento no número de vagas de emprego no setor. “Essa abertura de mercado faz com que a gente ultrapasse os 200 mercados por mim estipulados no Ministério da Agricultura e também é uma notícia muito boa para os frigoríficos brasileiros, que podem empregar e trazer renda para o interior do nosso País,” disse Tereza.
A decisão do Canadá representa um acréscimo de Us$ 150 milhões de dólares, por ano, em exportações de carnes in natura. No país não há taxas para exportação de carne suína, o que deve facilitar ainda mais as negociações.
Em nota, Associação Brasileira de Proteína Animal, ABPA, comemorou a decisão dos canadenses: “A abertura é válida, neste primeiro momento, para os estabelecimentos sob inspeção federal localizados no Estado de Santa Catarina – à época da solicitação inicial, o estado era o único reconhecido como livre de aftosa sem vacinação, que é um critério estabelecido pelas autoridades canadenses, “diz a nota.
Fertilizantes
A viagem, da comitiva brasileira, ao Canadá também foi para negociar a compra de potássio. O Brasil deve aumentar a importação do produto de empresas canadense. Atualmente cerca de 4 milhões de toneladas são importadas do país. Tereza Cristina terá reuniões com empresas produtoras de fertilizantes e pretende fechar novos negócios para o setor. “Estamos com várias reuniões agendadas durante o dia de hoje,” destacou a ministra
Ótima notícia para o nosso #agro. O Canadá, um dos mais importantes mercados do mundo, autorizou o início da importação de carnes bovina e suína produzidas no Brasil. Agora, já são mais de 200 mercados abertos pelo @Mapa_Brasil na gestão do governo @jairbolsonaro. 🇧🇷🇨🇦 pic.twitter.com/KnwOAG1pYU
— Tereza Cristina (@TerezaCrisMS) March 14, 2022