Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os enfermeiros da rede pública de saúde do Distrito Federal paralisaram suas atividades novamente, nesta terça-feira (10), por 24 horas. Esta será a terceira paralisação da categoria em menos de um mês.
A categoria luta por isonomia salarial, a vice-presidente do SindEnfermeiro-DF, Ursula Nepomoceno destaca que os enfermeiros do DF estão há mais de 11 anos esperando a isonomia salarial.
“Tivemos a primeira manifestação no dia 28 de agosto, onde o governo não sinalizou nenhuma abertura de mesa de negociação. As assembleias votaram para mais uma paralisação que ocorreu no dia 3 de setembro. E neste dia nós também não recebemos nenhuma resposta do GDF”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Enfermeiros DF (@sindenfermeirodf)
O presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SindEnfermeiro-DF), Jorge Henrique de Sousa, espera que a reunião da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, com o secretário de Economia, Ney Ferraz, e o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, para discutir a isonomia salarial, seja frutífera e favorável à categoria.
“As recentes sinalizações do governo indicam que nossa pressão está surtindo efeito”.
Esta reunião está marcada para ocorrer nesta terça, com a presença da vice-governadora Celina Leão.
No período da tarde, os enfermeiros vão participar da Sessão no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito (CLDF). A distrital Dayse Amarílio (PSB) apoia a mobilização da categoria e destaca a importância dos profissionais em diversos procedimentos como, atendimentos relacionados a dengue, colocação de diu, parto e práticas avançadas na atenção secundária.
“Essa discussão entre os enfermeiros e o Governo do Distrito Federal, sobre a reestruturação da carreira, é algo que não passa somente pelas questões pecuniárias ou salarial, mas é uma questão que perpassa por uma entrega de uma questão que a gente tem buscado, um diálogo, e mostrando que o profissional enfermeiro não só entrega em quantidade, mas também na qualidade do trabalho que ele entrega”.
A deputada ressalta que o anseio da categoria é debater com o Poder Executivo, em uma mesa de negociação.
Questionada sobre o movimento dos enfermeiros, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) disse que o GDF tem mantido o diálogo com a categoria.
“A secretaria entende que, em um regime democrático de direito, é legítima a luta sindical. A SES-DF informa que o chefe do executivo do Governo do Distrito Federal tem envidado todos os esforços mantendo o diálogo frente às demandas da saúde. Por fim, a pasta destaca que tem feito investimentos constantes e permanentes no setor na busca de entendimento com a categoria”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Sindicato dos Enfermeiros DF (@sindenfermeirodf)
Foto: SindEnfermeiro-DF
Francine Marquez