Sucesso News

01/07/2022 11:38

Início » Editora chefe da TV União Brasília, é denunciada pela segunda vez na Delegacia de Polícia Civil do DF.

Editora chefe da TV União Brasília, é denunciada pela segunda vez na Delegacia de Polícia Civil do DF.

Editora chefe e Apresentadora da TV União Brasília Luiza Frazão, é denunciada pela segunda vez. Segundo o que consta no Boletim de ocorrência, o motivo da denúncia foi:

Crimes praticados pela internet e violação de direito autoral, o registro foi feito por uma ex jornalista que trabalhou na emissora.

Luiza Frazão / imagem da internet

Nós acompanhamos no mês passado, quando o jornalista Mateus Moura, teria feito uma denúncia contra a Luiza Frazão alegando assédio moral na emissora, outros ex-funcionários da TV União Brasília também afirmaram ter passado pelos mesmos atos citados por Mateus no B.O.

Na nova denúncia, no Boletim Policial consta que Luiza Frazão é suspeita de utilizar textos de outros funcionários como se fosse a verdadeira autora, ou seja, textos que seriam supostamente feitos pelo departamento de jornalismo da TV União Brasília, estariam sendo utilizados em outros dois portais de noticiais locais:

Brasília Poder (brasiliapoder.com.br) e o Portal Revista Águas Claras (www.revistaaguasclaras.com.br). O Sindicato dos Jornalistas do DF acompanha o caso.

No Brasil, a lei nº 9.610/1998 rege o Direito Autoral como forma de proteção às obras intelectuais humanas.  Você pode acessar na íntegra a lei e seus artigos através do site do Planalto (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm).

De acordo com a autora da denúncia, que preferiu não divulgar o seu nome por medo de represálias, descobriu que os textos estariam sendo utilizados sem sua autorização e sem a menção de fonte, e mesmo após entrar em contato a Luiza, ela retirou apenas de um dos sites, mantendo o restante no portal da Revista Águas Claras, inclusive assinando como autora. Procurada, a PCDF afirmou que está investigando o caso.

Ainda conforme a jornalista, as matérias eram criadas diariamente para o jornal União DF Notícias e postadas no site da emissora após a veiculação do jornal em tv aberta.  Segundo a denunciante, os textos eram enviados para a editora corrigir, mas para a denunciante,  a suspeita é de que Luiza se aproveitou do momento para distribuí-los de forma indevida.

A TV União é uma das televisões de Brasília fundada em 1988 por José Alberto Bardawil em Rio Branco. Tem transmissão em Fortaleza, Natal e Brasília.

Todas as informações citadas nesta matéria, constam em Boletim de Ocorrência feita na PCDF, o seu conteúdo é público e de livre acesso.

A nossa produção tentou entrar em contato com a denunciada Luiza Frazão e a TV União Brasília, mas até o fechamento desta, não houve resposta.

O Espaço estará aberto para que a TV União Brasília, aos portais supracitados e a denunciada Luiza Frazão, tenha seu direito de resposta.

 

Informações: Francisco Saboia e Mateus Moura

Texto: Francisco Saboia

Adaptação: Júlio César de Oliveira

Notícias relacionadas