Getting your Trinity Audio player ready...
|
De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) três escolas do modelo compartilhado de gestão do Distrito Federal foram destaque no indicador de qualidade da educação no país.
No ensino fundamental II, os centros de ensino fundamental 19, de Taguatinga, e 01, do Núcleo Bandeirante, ficaram entre as dez melhores colocadas, sendo a escola do Núcleo Bandeirante destaque pelo segundo ano consecutivo. Já o Centro Educacional 416, de Santa Maria, se destacou entre os dez mais bem colocados do ensino médio.
Atualmente, há 17 escolas de gestão no modelo compartilhado de ensino, resultado da parceria entre as secretarias de Segurança Pública (SSP-DF) e de Educação (SEEDF).
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressalta, o apoio recebido pelo governador Ibaneis Rocha “é um entusiasta deste modelo e nos dá todo o suporte para que possamos seguir com este modelo, que tem dado tão certo”.
Avelar também destaca a parceira da Segurança com a Educação para o resultado alcançado.
“Em parceria com a Secretaria de Educação, estamos fortalecendo as escolas com aulas de música, investimentos em esportes e parcerias para atividades como a Campus Party e outras oportunidades para as crianças. O mais importante é que todos os dias buscamos garantir a segurança necessária para que elas possam estudar com tranquilidade. Escola é lugar de aprendizado”.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá celebra os resultados e enfatiza que demonstram a eficiência do modelo de educação.
“A presença de três escolas de gestão compartilhada entre as dez melhores no Ideb é uma prova clara da eficácia desse modelo, que tem contribuído diretamente para a qualidade da nossa educação. Esse resultado mostra que, com a parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública, conseguimos criar um ambiente de aprendizado seguro e eficiente. Vamos continuar a investir e fortalecer essa abordagem para que mais escolas possam alcançar esses resultados e oferecer o melhor para nossos estudantes”.
Confira as escolas públicas do DF que participam da gestão compartilhada
→ Centro Educacional 3 de Sobradinho
→ Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
→ Centro Educacional 1 da Estrutural
→ Centro Educacional 7 de Ceilândia
→ Centro Educacional 2 de Brazlândia
→ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina
→ Centro Educacional 1 do Itapoã
→ Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
→ Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá
→ Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina
→ Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama
→ Centro Educacional 416 de Santa Maria
→ Centro de Ensino Fundamental 1, do Lago Norte.
Com informações da SSP-DF
Fotos: Divulgação/ SSP