Em preparação para o desfile cívico de 7 de Setembro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) anunciou um plano de segurança que inclui o fechamento da Esplanada dos Ministérios a partir das 23h desta sexta-feira (6). O plano, detalhado conta com a colaboração de diversos órgãos locais e federais para garantir a segurança do evento.
O fechamento da Esplanada, entre a Rodoviária do Plano Piloto até a Via L4, visa organizar o trânsito e garantir a segurança de participantes e autoridades. Linhas de revista serão instaladas nos acessos à área do desfile, e a entrada para a Praça dos Três Poderes será restrita, com proteção adicional para edifícios públicos por meio de gradis. Além disso, equipes de emergência e combate a incêndio estarão de prontidão, enquanto a 5ª Delegacia de Polícia receberá reforço em seu efetivo.
Toda a região será monitorada por câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
Será proibido o acesso à Esplanada com objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras, entre outros itens que possam comprometer a segurança. Somente drones autorizados poderão sobrevoar a área do desfile. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) estará preparado para realizar atendimentos emergenciais e observação elevada da movimentação do público.
O controle de trânsito será realizado em conjunto pela PMDF e o Detran-DF. O bloqueio da Esplanada ocorrerá a partir das 23h de sexta-feira, com desvios de tráfego para o Eixinho e outras vias adjacentes.
A revista pessoal para a segurança do público, será realizada em pontos estratégicos
A segurança das crianças também foi uma prioridade, com a criação de uma estrutura para o atendimento de crianças perdidas, ao lado da Cidade da Segurança, entre o Museu da República e a Biblioteca Nacional.