Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) apreendeu, neste fim de semana, 25 armas de fogo e mais de 200 munições em diversas operações no DF e entorno. A ação é parte de um esforço contínuo da corporação para reduzir os índices de criminalidade, especialmente homicídios, que em 2024 atingiram o menor número dos últimos 25 anos no Distrito Federal. A retirada de armas ilegais das ruas é um dos fatores essenciais para essa queda, pois elas são frequentemente usadas em crimes contra a vida e o patrimônio.
A maior apreensão ocorreu na noite de domingo (8), em São Sebastião. O Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (Gtop 41) apreendeu 11 armas de fabricação artesanal, um revólver calibre .32 e 41 munições. Além disso, foram apreendidos materiais para a fabricação de armas. Dois adolescentes e um homem foram detidos.
Ainda em São Sebastião, o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) apreendeu uma pistola calibre .380 com 39 cartuchos de munição durante uma abordagem a um veículo na rodovia. O motorista foi preso e levado à 30ª Delegacia de Polícia (DP).
Em outra operação, na Cidade Ocidental, no entorno do DF, a Rotam prendeu um homem com uma pistola calibre .380 e um revólver calibre .38, além de 24 cartuchos de munição, após denúncia anônima.
Outras apreensões ocorreram em Sobradinho, Samambaia e na Cidade Estrutural, envolvendo prisões e a apreensão de pistolas e revólveres.
Na sexta-feira (6), a PMDF já havia apreendido outras quatro armas em Planaltina, Brazlândia, Taguatinga e Gama, onde o homem acusado de latrocínio contra um delegado da PCDF foi preso.