Getting your Trinity Audio player ready...
|
Nesta segunda-feira (26), pelo segundo dia consecutivo o típico “céu de brigadeiro” desta época do ano, foi substituído por um horizonte cinzento no Distrito Federal.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu vários questionamentos da população sobre a origem da densa fumaça presente no céu do DF, durante o dia de ontem (25).
De acordo com a corporação, a população pode ficar tranquila, pois as equipes de combate a incêndios florestais mantiveram o controle das queimadas dentro da normalidade no Distrito Federal.
A densa fumaça que encobriu o céu é proveniente das queimadas que assolam várias regiões do país, como no caso do interior de São Paulo, Amazônia, e do Pantanal, a informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva confirmou que a origem das fumaças estão sendo avaliadas.
“Temos dois fatores que fazem com que a gente tivesse hoje essa situação terrível de fumaça aqui na capital federal. Existem processos de incêndio de fogo no entorno de Brasília e isso influencia com essa cobertura de fumaça e também a fumaça que provavelmente está vindo de outras regiões. Isso aí o pessoal da nossas equipes técnicas estão fazendo avaliação para poder dizer exatamente de onde veio essa fumaça em função das correntes de ar”.
A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa, ontem (25), na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde está localizado o Prevfogo, local responsável pelo monitoramento das queimads que assolam o país.
O CBMDF orienta a população que neste período de baixa umidade e comprometimento do ar atmosférico é importante evitar atividade física e manter uma hidratação contínua ao longo do dia.
Francine Marquez
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil