O Governo do Distrito Federal lançou nesta quinta-feira (22) o Centro Integrado de Inteligência Artificial (CIIA), iniciativa que vai ampliar a oferta de tecnologias emergentes e soluções de inteligência artificial em áreas estratégicas, como educação, saúde e segurança pública. O foco será na criação de soluções tecnológicas que contribuam para a melhoria dos serviços públicos e o bem-estar da população.
Com investimento de R$ 5 milhões, o projeto é fruto de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) e o Instituto Hardware Brasil (HBr).
Durante a cerimônia de assinatura do termo de registro histórico do projeto, a vice-governadora Celina Leão destacou a importância do projeto.
“É um projeto muito positivo, partindo de baixo para cima, detectando as necessidades, e eu tenho certeza que isso vai beneficiar a população do Distrito Federal, que será atendida também de forma mais eficiente e eficaz, com essa ferramenta que já é uma realidade do mundo inteiro”.
Instalado no Parque Tecnológico de Brasília (BioTIC), o centro vai contar com 80 integrantes, entre alunos, professores e consultores, e integra setores público, privado e acadêmico. A proposta é desenvolver soluções que melhorem os serviços públicos, além de capacitar profissionais com o apoio do Google, que oferecerá 5 mil licenças para cursos de IA.
Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, o objetivo é facilitar a jornada do cidadão durante a prestação de serviços públicos. “O uso da inteligência artificial revoluciona nossas vidas, e a gente escolheu essas três áreas fundamentais para que elas enviem desafios para os centros, pesquisadores e startups e planejem soluções”, explicou.
Entre os projetos apontados estão a otimização de filas na saúde, prevenção à evasão escolar e uso de visão computacional para segurança no Setor Comercial Sul.
Também estão previstas articulações internacionais previstas para o segundo semestre deste ano, incluindo visita técnica a destinos como China, Estados Unidos e Emirados Árabes.
O postGDF lança Centro Integrado de Inteligência Artificial apareceu primeiro em Portal RC News.