Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, nomeou 400 agentes de vigilância ambiental em saúde (AVAs) e 400 agentes comunitários de saúde (ACSs). Os novos profissionais reforçarão as ações de combate à dengue e outras arboviroses. A cerimônia de assinatura do decreto de nomeação foi realizada nesta sexta-feira (29), no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
“Nessa profissão vocês vão ter contato direto com as pessoas, vão visitar as casas, as famílias, as empresas, sempre com o coração realmente aberto para cuidar de gente”, disse Ibaneis.
O governador também reforçou que a saúde é um desafio que requer investimentos contínuos.
“Por mais que a gente tenha aumentando os investimentos e contratado mais de 7 mil profissionais da área, ainda tem deficiências na nossa cidade que precisam ser vencidas e vão ser vencidas ao longo do tempo. A vantagem é que este governo tem a consciência de que precisamos melhorar e trabalhamos todos os dias para que isso aconteça”, pontuou.
As nomeações foram viabilizadas após alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em 29 de outubro e sancionadas no início de novembro. O impacto financeiro estimado até 2026 com as contratações é de mais de R$ 314 milhões.
A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, ressaltou a estratégia na distribuição dos agentes.
“Estamos tendo bastante cuidado, bastante zelo em fazer toda essa distribuição desses agentes para que eles estejam nas regiões de saúde onde havia menos profissionais e, também, onde há uma maior demanda. Hoje, as regiões Oeste, Sudoeste e Norte registram as maiores demandas de campo”, explicou.
Foto: Renato Alves / Agência Brasília