Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cem estudantes da rede pública do Distrito Federal terão a oportunidade de vivenciar uma experiência educacional no Reino Unido de forma gratuita. A iniciativa faz parte do programa Pontes para o Mundo, lançado pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
A primeira edição ocorrerá entre setembro e dezembro deste ano, com 17 semanas de intercâmbio na Inglaterra e no País de Gales. Podem participar estudantes da segunda série do ensino médio, com idades entre 16 e 18 anos. Setenta alunos farão cursos técnicos, enquanto outros 30 cursarão o ensino médio regular no Reino Unido.
“Nós estamos lançando esse programa para dar essa oportunidade aos nossos alunos de fazerem um intercâmbio completo, gratuito, custeado pelo governo”, anunciou o governador Ibaneis Rocha. “Eles terão seguro, dinheiro para alimentação, hospedagem e apoio psicológico. Será uma experiência única para nossos estudantes, e estamos apenas começando o programa”, disse.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, também celebrou a iniciativa.
“Vai ser uma experiência única na vida desses meninos, porque eles vão ter uma visão de como é que é um país que só fala a língua que eles estão estudando para isso. Queremos expandir o programa para outros idiomas ofertados no CIL [Centro Interescolar de Línguas], como o francês, o japonês e o espanhol”, destacou Hélvia.
Os interessados devem se inscrever nas secretarias de suas escolas. A seleção será feita em duas etapas. Primeiro, a análise do histórico escolar, com base nas notas da primeira série do ensino médio. Depois, os 300 melhores serão convocados para um teste de proficiência em inglês. Os 100 primeiros colocados garantirão a vaga no programa.