Getting your Trinity Audio player ready...
|
Grupos culturais estiveram presentes no Eixão do Lazer ontem (8), para realizar manifestações em prol da continuidade dos eventos culturais e da presença de vendedores ambulantes e food trucks no local.
Embaladas por diferentes ritmos, as palavras de ordem falavam sobre a importância da presença da população do DF e da ocupação por todos do Eixão do lazer.
As manifestações ocorreram na região das quadras 204/N e 104/N até a 207/N e 107/N, participaram do ato: Choro no Eixo, Eixo do Jazz , Rock no Eixo, entre outras.
Os atos culturais e políticos tomaram conta do espaço. O Deputado Distrito Fábio Félix (Psol) participou das manifestações. Ele que criou um abaixo assinado, contra a intervenção do GDF no local.
“Um claro recado foi dado ao autoritarismo desse governo: não vamos aceitar retrocessos na política de ocupação da cidade com cultura e lazer. A rua é pública e Ibaneis não é o rei do DF!”.
A deputada Érica Kokay também esteve no local.
“A ocupação do Eixão do Lazer está sensacional! Levamos pra avenida muita resistência, música, arte, cultura e gastronomia. Ocupar o Eixão contra a repressão do governador do Distrito Federal é um ato de coragem!”.
Uma publicação compartilhada por Choro no Eixo com Márcio Marinho (@choronoeixo)
As ações ocorrem uma semana após a ação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Local) que retirou vendedores ambulantes no Eixão Norte na altura das quadras 205/N e 105/ N.
Por meio das redes sociais, o governador Ibaneis Rocha afirmou que a intenção não é proibir o Eixão do Lazer, mas sim “garantir que todos possam usufruir do Eixão do Lazer de forma organizada e segura, como é o desejo da população. Por isso, publicamos decreto com o regulamento de funcionamento do local”.
Ibaneis determinou que o DER elabore um plano de uso e ocupação do local, no prazo de 30 dias.
Foto: Instagram
Francine Marquez