Sucesso News

01/07/2022 07:53

Início » Saúde deve pedir liberação de autoteste de covid para Anvisa

Saúde deve pedir liberação de autoteste de covid para Anvisa

O Ministério da Saúde deve solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação para o uso de autotestes para identificação da covid-19 no Brasil. A previsão é que o pedido deva ser feito ainda nesta semana. Para enfrentar a pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, outros países já autorizam o uso desses exames, como os Estados Unidos.

No momento, a venda do autoteste — que é um exame de antígeno — não está liberada no Brasil. Isso significa que uma pessoa comum não pode comprar um teste em uma farmácia, realizar a coleta da própria amostra e analisar o resultado do teste. Caso aprovada, a medida poderia facilitar, principalmente, a triagem de novos casos da covid-19.

Anvisa e os autotestes da covid

Na mesma nota, a Anvisa esclareceu que as regras atuais só permitem “o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.

“Para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”, completa a Anvisa.

Fonte: Anvisa G1    

Notícias relacionadas