Sucesso News

01/07/2022 08:29

Início » Fisioterapia respiratória: como melhorar a função pulmonar após Covid-19

Fisioterapia respiratória: como melhorar a função pulmonar após Covid-19

Especialista explica como funciona o método utilizado em pacientes infectados pelo coronavírus.

fisioterapia respiratória é um método utilizado para reabilitar pessoas que tiveram algum tipo de comprometimento pulmonar. Não por acaso, o procedimento ganhou uma certa notoriedade nos últimos tempos, devido à pandemia de Covid-19, doença que costuma prejudicar a respiração das pessoas.

Sequelas da Covid-19

Mas, engana-se quem pensa que os efeitos causados pelo coronavírus vão embora quando o paciente testa negativo. Em alguns casos, o chamado “Long Covid” pode durar várias semanas e prejudicar a qualidade de vida das pessoas, com inúmeros tipos de sequelas. Se você já sofreu com os sintomas da doença, provavelmente, notou algo diferente ao tentar retomar às atividades do dia a dia.

Como funciona a fisioterapia respiratória

“Profissionais que atuam nessa especialidade contam com técnicas manuais e recursos instrumentais destinados à expansão pulmonar e à desobstrução das vias aéreas superiores e inferiores”, explica a Dra. Isabela Sclauser, especialista em reabilitação cardiopulmonar e professora no Centro Universitário Newton Paiva.

Para os pacientes que sofrem com as sequelas da Covid-19, além da fisioterapia respiratória, também existe a reabilitação pulmonar. “Apesar de ser aplicada pelo mesmo profissional, são abordagens distintas. O Programa de Reabilitação Pulmonar tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e, para isso, apresenta componentes importantes como: treinamento de força e resistência da musculatura periférica e dos músculos respiratórios, treinamento aeróbico e o plano educacional”, conta a fisioterapeuta.

Notícias relacionadas