Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou na manhã desta quarta-feira (20) um decreto que oficializa o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como uma manifestação cultural popular e democrática no Distrito Federal. Com isso, o festival, realizado na Torre de TV desde segunda-feira (18), passa a integrar o calendário oficial da capital federal.
“É uma data que não era comemorada em todos os locais, e a gente já vinha incentivando isso desde antes”, comentou o governador. “Com a criação do feriado nacional, nós encontramos um momento bastante oportuno para celebrar essa data, que é muito importante para todos nós. Uma comemoração como essa tem dois lados: de celebrar os avanços que nós temos e de conscientizar a população contra o racismo”, disse Ibaneis.
O festival Consciência Negra 2024 é promovido pelas secretarias de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) e de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), com apoio da Associação de Educação, Cultura e Economia Criativa (Aecec), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Ministério do Turismo.
O coordenador-geral da bancada negra da Câmara, deputado federal Damião Feliciano (União-PB), participou da cerimônia.
“É uma alegria muito grande estar aqui. Hoje é a primeira vez que a gente está comemorando o feriado nacional da Consciência Negra, e o momento é de reflexão, para que a gente possa estudar o que é o negro na atualidade e como vai ser o negro e a negra futuramente”, afirmou.
Festival
Na estrutura, montada na Torre de TV, há espaços para exposições, gastronomia, moda e artesanato. Nesta quarta (20), último dia do evento, estão previstas apresentações de Olodum, Vanessa da Mata e Tribo da Periferia. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar o ingresso antecipadamente na plataforma Sympla.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Renato Alves/Agência