Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um incêndio iniciado na quinta-feira (5) já destruiu cerca de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. De acordo com a administração da unidade de preservação, a área atingida é ainda uma estimativa e fica entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.
Em nota divulgada no sábado (7), a chefia do parque afirmou que a causa do incêndio ainda é desconhecida, mas não descarta a possibilidade de ter sido criminoso. Desde o início, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o PrevFogo, do Ibama, e o Corpo de Bombeiros de Goiás têm atuado no combate ao fogo.
Equipes de voluntários da Rede Contrafogo e do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) também se mobilizaram para conter as chamas. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos locais de preservação do Cerrado, conhecido como “berço das águas” e que, apesar disso, pode perder cerca de 34% do fluxo dos rios até 2025.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente este ano, até o sábado (7) foram registrados 48.966 focos de queimadas no bioma, atrás apenas da Amazônia, com 79.175.
Foto: ICMBio/Divulgação
Com informações da Agencia Brasil