Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estão abertas as inscrições para a seleção dos Educadores Sociais Voluntários (ESVs) para o ano letivo de 2025. Serão oferecidas 7,5 mil vagas, distribuídas entre as 14 Coordenações Regionais de Ensino (CREs) da rede pública.
O processo é gratuito, e os interessados têm até o dia 17 de janeiro para registrar as candidaturas no site. Os educadores sociais voluntários prestam apoio nas escolas regulares em atividades como alimentação, locomoção e higienização de estudantes com deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Além disso, participam de atividades pedagógicas e auxiliam nos momentos de refeição no contraturno das escolas de tempo integral. “Esses profissionais são essenciais para garantir que todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, tenham acesso a um ambiente educacional que seja não só acessível, mas também estimulante.
A contribuição desses voluntários é decisiva para o desenvolvimento das crianças e jovens, reforçando o compromisso da Secretaria com uma educação pública de qualidade para todos”, destaca a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Para participar da seleção, o candidato deve ter 18 anos completos e atender a um dos seguintes critérios: possuir experiência comprovada como Educador Social Voluntário; estar cursando licenciatura ou bacharelado em áreas relacionadas ao programa; ter concluído o ensino fundamental; e ser indígena com proficiência em português e na língua indígena.
A classificação será baseada na análise curricular, conforme critérios detalhados no edital. Os candidatos com maior pontuação serão selecionados, conforme o número de vagas disponíveis. O resultado final será divulgado em 27 de janeiro.