Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governador Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (11), do lançamento da Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário, uma iniciativa que visa agilizar os processos na Justiça Federal. O projeto é resultado de uma colaboração entre o Governo do Distrito Federal e o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1). A plataforma vai adiantar a triagem, classificação e geração de processos que tramitam na Justiça Federal.
Durante a cerimônia, Ibaneis ressaltou os benefícios da tecnologia para a gestão pública.
“Ficamos muito felizes de poder colaborar com o trabalho da Justiça Federal nesse que talvez seja um dos projetos mais inovadores dos últimos anos no campo da prestação jurisdicional. A inteligência artificial tem muito a colaborar para o aprimoramento da justiça, na agilidade e tramitação dos processos”, destacou.
A nova tecnologia, que começará a operar em breve, permitirá ao TRF1 realizar pesquisas em inteligência artificial para automatizar tarefas judiciais, reduzir o acúmulo de processos, capacitar profissionais, apoiar startups tecnológicas e divulgar dados e estudos que incentivem inovações no setor.
“Essa plataforma representa celeridade e eficiência na prestação jurisdicional. Para os operadores do direito, isso se traduz em qualidade de vida. Ela cumprirá basicamente duas funções essenciais: a triagem, que permite a seleção dos processos de forma mais assertiva, e a elaboração de minutas, ou seja, a IA [inteligência artificial] ajudará a elaborar relatórios sobre os processos e fornecerá aos juízes uma base para suas decisões”, explicou o juiz federal Itagiba Catta Preta.
A implementação inicial ocorrerá na Justiça Federal do Distrito Federal, beneficiando diretamente juízes, analistas e operadores da Corte. A plataforma também poderá impactar o ecossistema local de inovação, envolvendo startups, instituições de pesquisa e outros parceiros estratégicos.
O projeto foi desenvolvido com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF) e do Biotic.