Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cancelou a viagem a Kazan, na Rússia, onde participaria da 16ª Cúpula de líderes do Brics. O presidente sofreu uma queda nesse sábado (19), em Brasília, em que bateu a cabeça, levando cinco pontos.
Após avaliação da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, foi recomendado, por precaução, que o presidente evite viagens de longa distância.
Conforme o boletim médico do hospital, o acidente não foi grave e o presidente “pode exercer suas demais atividades”. Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”.
O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, no Palácio da Alvorada.
O embarque para a Rússia estava previsto para este domingo (20).
No entanto, o presidente participará da cúpula por videoconferência, conforme informou a Presidência da República.
Brics
A cúpula vai de 22 a 24 de outubro. Será o primeiro encontro com os novos países-membros do bloco desde a admissão da Arábia Saudita, Egito, Irã, Etiópia e Emirados Árabes.
Segundo o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, o tema principal do encontro deve ser a criação de um modelo de adesão aos Brics por parte dos chamados “países parceiros”.
No encontro estão previstos outros temas, como a crise do Oriente Médio, operação política e financeira dentro do bloco, além da análise dos relatórios do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB).
Ao menos 24 líderes de Estado confirmaram presença.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil