Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou neste domingo (15), o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para sua residência, localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos quinta-feira (19) para recuperação.
Antes de deixar o hospital, o presidente apareceu de surpresa na coletiva de imprensa em que os médicos anunciavam sua alta. Lula abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou durante o tratamento.
“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula.
“Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”, prosseguiu.
O presidente contou como foi a queda, em outubro, que resultou em um hematoma na cabeça. Destacou que não ocorreu quando ele cortava a unha do pé no banheiro, como foi amplamente divulgado.
“Eu estava cortando a unha da mão e eu estava sentado”, informou.
Na madrugada de terça-feira (10), Lula foi encaminhado para a unidade hospitalar em São Paulo, onde passou por uma cirurgia de emergência.
“Só fui ter noção da gravidade já depois da cirurgia pronta. Mas eu estou tranquilo, me sinto bem”, acrescentou.
Emocionado, Lula afirmou estar confiante de sua recuperação, embora precise continuar se cuidando e evitar exercícios físicos intensos.
“Preciso ficar pelo menos 60 dias, mais ou menos tranquilo, mas posso voltar a trabalhar. Fico em casa até quinta-feira aqui em São Paulo, vou fazer a última tomografia e depois eu vou voltar a trabalhar. Tenho reunião ministerial para fazer até o final do ano, eu tenho que decidir sobre o Natal com os catadores de material reciclado aqui que eu faço todo ano em São Paulo. Não vou para a praia, vou passar o Natal em casa, vou passar o Ano Novo em casa e vou tentar obedecer, com respeito e educação, aos médicos. Sou muito disciplinado”, disse o presidente.
“Tenho um compromisso com esse país e com o povo brasileiro, e eu quero deixar a Presidência da República, do mesmo jeito que eu deixei em 2010, de cabeça erguida, consciente de que esse país estará muito melhor”, finalizou Lula.
Apesar da alta hospitalar, os médicos esclareceram que Lula continuará sendo monitorado. Ele será reavaliado na próxima quinta-feira (19) com uma tomografia de controle. Lula poderá voltar ao trabalho em São Paulo e está autorizado a viajar de avião, com restrição para viagens longas.