Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (20), o presidente da China, Xi Jinping, no Palácio da Alvorada. A visita de estado marca os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China e ocorre logo após a participação do líder chinês na Cúpula do G20, que encerrou ontem, no Rio de Janeiro.
O encontro oficial reúne ministros de Estado dos dois países. Os presidentes assinaram 37 acordos com uma série de medidas envolvendo temas como cooperação tecnológica, agronegócio e intercâmbio educacional.
A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em 2023, a corrente de comércio atingiu recorde de mais de U$ 157 bilhões com exportações brasileiras, totalizando US$ 104 bilhões e importações no montante de US$ 53 bilhões. O superávit brasileiro de U$ 51 bilhões equivale a cerca de 52% do saldo comercial total do país.
Xi Jinping foi recebido com honras militares e acompanhou uma formatura do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, do Exército Brasileiro.
Crianças participaram da recepção, com bandeirinhas dos dois países. Uma canção popular chinesa foi executada por uma cantora.
Após a reunião no Alvorada, o presidente chinês participará de um jantar no Palácio Itamaraty, oferecido pelo governo brasileiro.
Xi Jinping deve deixar o Brasil na manhã de quinta-feira (21).
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil