Getting your Trinity Audio player ready...
|
Neste sábado (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para tratar das pautas relacionadas ao G20 de 2024.
Sob a presidência rotativa do Brasil, esta edição promove o G20 Social, que busca incluir a participação da sociedade civil organizada nos debates do bloco, que reúne as maiores economias, a União Europeia e a União Africana.
Com um número expressivo de adesões, o G20 Social contabilizou 46,8 mil inscrições e mais de 15,1 mil credenciados para discutir mais de 300 temas, segundo o ministro da Secretária-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
Os debates, promovidos por movimentos sociais e ONGs, começaram na quinta-feira (14) e estão sendo realizados no Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio de Janeiro. O G20 Social termina hoje.
A iniciativa do Brasil também será replicada na próxima edição do G20, em 2025, pela África do Sul, que assumirá a presidência rotativa.
Após o encontro com Lula, a ONU divulgará uma nota oficial sobre a reunião.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da ONU, durante sua participação na Cúpula de Líderes do G20, marcada para segunda (18) e terça-feira (19), Guterres fará discursos sobre temas como inclusão social, combate à fome e pobreza, reforma das instituições de governança global, desenvolvimento sustentável e transição energética.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil