Sucesso News

01/07/2022 08:42

Início » Em dia de volatilidade, Ibovespa acompanha piora no exterior e opera entre perdas e ganhos

Em dia de volatilidade, Ibovespa acompanha piora no exterior e opera entre perdas e ganhos

A criação de vagas de trabalho veio menor que o esperado, mas a taxa de desemprego nos Estados Unidos surpreendeu caindo para 3,9%

Não demorou muito para que o Ibovespa cedesse à pressão negativa do exterior. Com as Bolsas americanas em queda pelo terceiro dia seguido, o índice do mercado brasileiro de ações praticamente zerou os ganhos que vinha sustentando no período da manhã. Nesta sexta-feira (7), os investidores repercutem os dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. O payroll mostrou que 199 mil vagas foram criadas no país em dezembro, menos da metade que o esperado pelos economistas. Porém, a taxa de desemprego caiu de 4,2% para 3,9% – o consenso do mercado esperava um recuo para 4,1%.

O dado ganha mais relevância num momento que o Banco Central americano se prepara para reduzir estímulos. “Quando você olha as projeções do Federal Reserve, a taxa de desemprego já está quase no patamar esperado para o final de 2022, que é 3,8%. Ou seja, o mercado de trabalho está extremamente aquecido”, avalia o economista Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos.

Ele explica que esse aquecimento reflete em ganhos médios salariais e pedidos de demissão, já que o empregado vai atrás de maior remuneração, um movimento que agrava a inflação.

“O custo médio do salário, que é o que Federal Reserve olha para subir juros, saiu com alta de 0,6%, e o mercado esperava alta de 0,4%”, afirma Roberto Attuch, CEO da Ohmresearch.

Assim sendo, o dado desta sexta-feira justificaria a antecipação de uma alta de juros pelo Federal Reserve. A ata da última reunião de política monetária do Banco Central americano trouxe um tom mais austero em relação à retirada de medidas de estímulos. Crescem as apostas de que o Fed deve subir juros já a partir de março, mês em que deve concluir o programa de compra de títulos públicos.

Desde quarta-feira, quando a minuta foi divulgada, o mercado vem repercutindo a perspectiva de redução de liquidez nos mercados globais. Na sessão de ontem, o Ibovespa ainda conseguiu descolar das Bolsas no exterior, fechando em alta, porém com ganhos moderados, após três dias seguidos de queda.

Às 13h23 (horário de Brasília), o Ibovespa operava em alta de 0,616%, aos 101.725 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em fevereiro de 2022 operava em alta de 0,1%, aos 102.575 pontos.

Notícias relacionadas