Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início a construção de nova ciclovia que vai ligar o Pistão Sul, em Taguatinga, à Candangolândia, passando por Riacho Fundo, Arniqueira e Núcleo Bandeirante. A primeira etapa do projeto prevê a construção de um trecho com 9 quilômetros de extensão e investimento de R$ 2 milhões.
A execução da obra está a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e faz parte do plano de expansão da malha cicloviária do DF, que já soma mais de 712 km em ciclofaixas – a segunda mais extensa do país.
“A intenção do governo é construir aproximadamente 40 km de ciclovia por ano até 2026, totalizando 200 km de novos trechos de malha cicloviária em um período de cinco anos”, detalhou o diretor do 3º Distrito Rodoviário, Jarbas Silva. O engenheiro civil responsável pela obra explica que o objetivo é integrar a nova ciclovia aos trechos já existentes, garantindo uma mobilidade mais conectada e segura para os ciclistas.
Neste momento, os trabalhos estão concentrados nas etapas iniciais da obra, como a supressão da vegetação e a demarcação topográfica, fase essencial para garantir que a construção siga fielmente o projeto. Em seguida, será aplicada a base da ciclovia, que será feita em asfalto.
Mobilidade integrada
O trajeto começará no Pistão Sul, onde uma ciclovia recém-inaugurada já atende à população, e seguirá pelo Riacho Fundo até se conectar ao trecho do Núcleo Bandeirante, que já se conecta à Candangolândia.
Hoje, a ciclovia do Riacho Fundo termina no Setor Placa da Mercedes, sem continuidade até o Núcleo Bandeirante. Com a nova obra, essa integração será concluída.