Getting your Trinity Audio player ready...
|
O governo federal criou nesta quarta-feira (11), o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O novo grupo terá a missão de coordenar esforços para enfrentar as consequências das mudanças climáticas que geram incêndios em regiões de vegetação.
O decreto criando o Comitê foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra de Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.
Entre as atribuições estão propor mecanismos de coordenação para detecção e controle dos incêndios florestais, estabelecer as diretrizes acerca da divulgação de informações sobre os incêndios e o manejo integrado do fogo. Serão produzidos relatórios anuais sobre as queimadas.
O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo será composto por autoridades do Governo Federal, equipes operacionais, como os corpos de bombeiros, representantes de estados e municípios, entidades ambientais, pesquisadores e acadêmicos, associações de produtores rurais e movimentos sociais que atuam em territórios afetados pelos incêndios.
Os membros do grupo e seus respectivos suplentes serão indicados pelos titulares dos órgãos e das entidades que representam.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil