Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo para sexta-feira (6). Em função disso, diversos órgãos e serviços públicos terão alterações em seus horários de funcionamento.
A CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB Ipes) não terá atendimento administrativo, mas tanto o call center quanto o serviço de atendimento em campo funcionarão normalmente.
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) também não terá expediente na sexta-feira nos postos de atendimento, embora as equipes de operação e manutenção trabalhem normalmente. O serviço digital da Caesb – aplicativo, site, telefone 115 e WhatsApp (61) 3029-8428 – estará disponível 24 horas por dia.
As agências do Banco de Brasília (BRB) operarão normalmente na sexta-feira, das 11h às 16h, e permanecerão fechadas no fim de semana.
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) seguirá sua programação habitual de coleta convencional e seletiva, sem alterações.
A Fundação Hemocentro de Brasília estará aberta na sexta, das 7h15 às 18h, mas não funcionará no sábado (7).
Mobilidade
Na Esplanada dos Ministérios, o trânsito de veículos será interrompido a partir das 23h de sexta-feira, em razão dos preparativos para o desfile de 7 de Setembro.
O Metrô-DF funcionará no horário regular na sexta (das 5h30 às 23h30), e no sábado, em escala de feriado, das 5h30 às 19h.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) não oferecerá atendimento ao público nos dias 6, 7 e 8 de setembro. As operações de fluidez do tráfego, no entanto, ocorrerão normalmente na sexta.
Lazer
O trânsito no Eixo Rodoviário (DF-002) será interrompido no sábado (7), das 6h às 18h, para o tradicional Eixão do Lazer, com a interdição também sendo mantida no domingo.
O Mirante da Torre de TV permanecerá aberto nos dias 6, 7 e 8 de setembro, das 9h às 18h45.
O Zoológico de Brasília funcionará das 8h30 às 17h na sexta e no sábado, enquanto o Jardim Botânico abrirá das 9h às 17h, com entrada gratuita para pedestres e ciclistas entre 7h e 9h.
Os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental também seguirão em funcionamento normal, e seus horários podem ser consultados no site oficial.
Os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) não terão atividades na sexta-feira.
Secretarias
Na área social, os equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), como centros Pop, a Central de Vagas e as unidades de acolhimento, funcionarão normalmente. Já os Cras, Creas e Cecon estarão fechados.
Os restaurantes comunitários operarão normalmente na sexta. As unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Arniqueira, Pôr do Sol, Itapoã e São Sebastião abrirão no sábado.
A Casa Abrigo e o Alojamento de Passagem da Casa da Mulher Brasileira, vinculados à Secretaria da Mulher (SMDF), funcionarão normalmente. Os outros equipamentos estarão fechados.
Na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), não haverá atendimento presencial, assim como nas unidades do Na Hora e Procon. As unidades do Conselho Tutelar também estarão fechadas, mas emergências podem ser reportadas pelo telefone 125.
Os núcleos do Direito Delas também estarão fechados, mas funcionarão em regime de plantão pelo telefone (61) 98382-0130.
Foto: Joel Rodrigues
Da Agência Brasília