Getting your Trinity Audio player ready...
|
Entre sexta-feira (6) e domingo (8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 90 condutores por dirigirem sob efeito de álcool. Quatro desses motoristas foram encaminhados à delegacia após o teste do etilômetro indicar níveis de álcool considerados crime.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir após consumir bebida alcoólica é uma infração gravíssima, resultando em multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Em casos de reincidência no período de 12 meses, a multa dobra, chegando a R$ 5.869,40.
Se o teste do bafômetro indicar uma concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, o condutor poderá responder criminalmente. A pena prevista para esses casos varia de seis meses a três anos de detenção, além de multa e suspensão ou proibição de obter a habilitação.
Além das autuações por embriaguez, os agentes de trânsito registraram outras infrações. Foram autuados 24 motoristas inabilitados, 17 com a CNH vencida há mais de 30 dias, 18 veículos com escapamento adulterado e 106 condutores por outras infrações. Ao todo, 65 veículos foram recolhidos ao depósito.
As operações de fiscalização ocorreram com apoio da Polícia Militar e se concentraram nas regiões do Areal, Ceilândia, Guará, Paranoá, Plano Piloto e Taguatinga. A ação em Ceilândia contou ainda com a participação da Polícia Civil.
Com informações do Detran-DF