Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (Ficco/DF) deflagrou nesta terça-feira (27), a Operação Fragmento, que resultou na prisão de um advogado acusado de usar suas prerrogativas profissionais de forma ilícita para facilitar a comunicação entre integrantes, presos ou em liberdade, de uma facção criminosa nacional, que deseja se fortalecer no Distrito Federal.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, bem como de prisão temporária por 30 dias. Nas ações, foram encontrados diversos manuscritos destinados aos membros da facção, além de uma arma de fogo e munições.
A investigação teve início há três meses, após policiais penais apreenderem fragmentos de bilhetes que indicavam a atuação ilegal do advogado. O material foi repassado à FICCO/DF, que, após uma série de diligências, comprovou o envolvimento.
O advogado detido e os objetos apreendidos foram apresentados ao DECOR/PCDF para formalização dos procedimentos cabíveis. Por ter sido surpreendido de posse de munições sem autorização dos órgãos competentes, também foi formalizada a prisão em flagrante do advogado.
O uso ilegal das prerrogativas de advogado, observada em alguns casos de âmbito nacional, preocupa pelo potencial de abalo à segurança pública, motivo pelo qual o Tribunal de Ética da OAB/DF será notificado para tomar as providências legais cabíveis.