Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF aponta um cenário positivo para o comércio brasiliense durante a Páscoa de 2025. Segundo o levantamento, 61,9% dos lojistas esperam um desempenho superior ao registrado no ano passado, com uma projeção média de crescimento de 12,5% nas vendas.
Entre os consumidores, o clima também é de otimismo. A intenção de compra permanece aquecida: 72,2% planejam adquirir produtos para a data, e o ticket médio subiu de R$ 158,16 para R$ 233,98, o que indica maior disposição para gastar.
“O otimismo pode estar ligado cenário econômico do DF, que se mostra mais favorável, com maior nível de emprego e renda que no ano passado”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Os ovos de chocolate seguem como os itens mais procurados, escolhidos por 46,7% dos consumidores. Em seguida aparecem chocolates e trufas (31,7%), bolos e doces (7,7%), além de outros itens como brinquedos e cestas de café da manhã.
O cartão de crédito continua sendo o principal meio de pagamento (44,6%), seguido por Pix ou transferências bancárias (28,4%), débito (16%) e dinheiro (11,1%). Os lojistas, por sua vez, esperam que 84,6% das compras sejam parceladas no crédito.
Lojistas apostam em promoções
Para impulsionar as vendas, 68% dos lojistas devem adotar estratégias comerciais. As promoções lideram as ações planejadas (26,4%), seguidas por propagandas físicas e em redes sociais (20,2%), diversidade de produtos (17,5%) e kits promocionais (11%).
Para se preparar para a data, 47,4% dos empresários reforçaram o estoque de produtos específicos para a Páscoa.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 26 de março de 2025. A amostra contou com 650 consumidores, entrevistados aleatoriamente em pontos de circulação do DF, e 210 lojistas dos segmentos ligados à data comemorativa.