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A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) participa da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A campanha faz parte da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, e visa coletar material genético de familiares para facilitar a identificação de pessoas desaparecidas em todo o Brasil.
A coleta de amostras biológicas ocorrerá entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024, das 9h às 18h, no Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA) da PCDF, localizado no Complexo da Polícia Civil. O agendamento para a coleta será feito, preferencialmente, pelas delegacias de polícia diretamente com o IPDNA.
Os familiares que desejam participar devem levar seus documentos de identificação, documentos do ente desaparecido (se disponíveis), e o memorando de solicitação de coleta emitido pela Delegacia de Polícia, que inclui o registro de ocorrência policial do desaparecimento.
A coleta de DNA será realizada a partir de células da mucosa oral, utilizando um suabe (cotonete) passado no interior da bochecha. Em alguns casos, a coleta poderá ser feita por meio de uma gota de sangue retirada do dedo. Não é necessário jejum para o procedimento.
Familiares também são incentivados a levar objetos de uso pessoal do ente desaparecido, como escovas de dentes, ou materiais biológicos como dentes ou cordão umbilical, que possam ajudar na análise.