Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quatro pessoas foram presas, nesta terça-feira (19), envolvidas em um esquema de venda ilegal de passagens no sistema de transporte público BRT, no Terminal de Santa Maria.
A Operação Cartão Vermelho, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), foi realizada em parceria com a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa).
Os suspeitos, conhecidos como “valeiros”, utilizavam cartões de transporte pertencentes a terceiros para vender passagens de forma clandestina. Entre os cartões utilizados estavam o Passe Livre Estudantil (PLE), e o cartão para Pessoas com Deficiência (PCD), subsidiados pelo governo.
Aproveitando-se das regras do sistema de integração, os suspeitos validavam repetidamente as entradas de vários passageiros com um único cartão, oferecendo as passagens a preços reduzidos.
Durante a operação, equipes da PCDF monitoraram o terminal com o apoio de câmeras de segurança e diligências de campo. Os suspeitos foram flagrados abordando passageiros próximos às catracas e vendendo passagens fraudulentas.
Na abordagem, foram apreendidos 58 cartões de transporte e dinheiro obtido com a venda ilegal.
A autoridade policial ratificou a voz de prisão e lavrou o auto de prisão em flagrante dos autores pela prática dos crimes de estelionato contra entidade de direito público.
Segundo a Sufisa, o esquema gera um prejuízo anual de cerca de R$ 600 mil aos cofres públicos, uma vez que o Governo do Distrito Federal subsidia as tarifas das segundas e terceiras viagens dos usuários que utilizam a integração tarifária.