Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (27) a operação Não Seja um Laranja 4, que visa desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.
Na ação os policiais estão cumprindo 30 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Segundo a PF, este “lucro fácil”, com a mercantilização de abertura de contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
A PF contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Associação Zetta e da Associação Brasileira de Internet (Abranet), além de bancos e instituições financeiras filiadas.
Os crimes investigados na operação incluem associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. As penas para essas infrações podem ultrapassar 20 anos de prisão.
A Polícia Federal reforça que emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime.
Foto: Divulgação/PF